Qualidade & Inovação

 

Fundada em Outubro de 2002, a Neckmolde, Lda tem como principal actividade a produção e comercialização de moldes e acessórios para a industria fabricante de embalagens de vidro.

Com sede em Ortigosa, Concelho e Distrito de Leiria, a Neckmolde iniciou a sua  actividade produtiva com três pessoas com experiência de mais de vinte e cinco anos nesta industria, o que à partida dotou o projecto de elevado nível de Know-how do produto, quer a nível da produção quer da qualidade.

Poucos meses após o começo da actividade produtiva, a Neckmolde deu inicio à preparação da sua estrutura com vista à certificação do seu sistema de gestão da qualidade. Este processo veio a ser concluído com sucesso em Junho de 2006, sendo a Neckmolde, Lda  Empresa Certificada pela EN ISO 9001 desde então.

Com um ritmo de crescimento anual de mais de 20%, a Neckmolde, cresceu de forma sustentada em recursos humanos, equipamento e tecnologia, sendo hoje uma estrutura moderna, composta por um total de 25 pessoas, altamente especializadas, com uma capacidade produtiva de 20000 boquilhas/ano.

Política de Qualidade & Ambiente

A Neckmolde Lda. tem como princípio fundamental a satisfação contínua das necessidades identificadas pelos clientes, respondendo às exigências e expetativas do mercado da indústria do vidro de embalagem, primando sempre por um acompanhamento personalizado e de proximidade.

  • Satisfação total dos Clientes: primando pela qualidade dos produtos/serviços prestados proporcionando uma boa relação preço/qualidade;
  • Satisfazer, formar e informar os seus colaboradores: proporcionar condições de trabalho, potenciar a motivação, competências e atualização de conhecimentos de modo a garantir o comprometimento e envolvimento de todos para com o Sistema de Gestão Integrado;
  • Fomentar o respeito pelo outro: não aplicar práticas disciplinares abusivas ou qualquer tipo de discriminação (raça, origem nacional ou social, classe social, nascimento, religião, deficiência, sexo, orientação sexual, responsabilidades familiares, estado civil, filiação sindical, opinião política, idade ou qualquer outra condição);
  • Fidelizar os fornecedores: procurar e manter relacionamentos mutuamente benéficos com os fornecedores, de modo a manter os índices de rentabilidade;
  • Acompanhamento das evoluções tecnológicas: de forma a estar munida de “know how” para apresentar soluções inovadoras;
  • Minorar os impactes e consequências ambientais: para promover a prevenção de poluição e controlo de resíduos gerados, cumprindo com todos os requisitos legais e obrigações de conformidade;
  • Promover a melhoria: apostando na eficácia do seu Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente, cumprindo com os requisitos das normas aplicáveis ao Sistema de Gestão da Neckmolde e objetivos da qualidade e ambiente propostos.

Missão | Visão | Valores

Missão

Desenvolver e apoiar soluções para a indústria do vidro de embalagem, na área da moldação, garantindo a qualidade e
a sustentabilidade do ambiente.

Visão

Ser uma referência no fornecimento do mercado da indústria das embalagens de vidro contribuindo para um futuro
sustentável.

Valores

Integridade

Igualdade

Responsabilidade social e ambiental

Qualidade e Rigor

Respeito e Humildade

Estrutura Executiva

 
Carlos Cruz
Fundador
 
Passava o ano de 1973 quando o jovem de 18 anos teve a sua primeira entrevista de emprego para a então nascida Intermolde. Após uma conversa aconteceu uma contratação que perduraria por longos anos.
Durante os 29 anos seguintes na Intermolde, acabaria por passar por diversas secções dentro da mesma, onde acabaria por ser chefe de algumas delas como a secção de Desenho, a de programação e a de planeamento.
No final desses 29 anos, acabaria por tomar a decisão de avançar com um projeto próprio chamado Neckmolde. Para iniciar esse projecto, contou com a colaboração de 2 sócios vindos da mesma empresa para as áreas de torneamento e metalização.
Com uma visão orientada para a qualidade e satisfação do cliente, conduziu o seu projeto a um crescimento exponencial onde ganhou mercado e estabeleceu a marca Neckmolde.
Com ideias inovadoras tornou rapidamente a Neckmolde uma pequena empresa aberta a novas tecnologias e processos, por forma a melhorar não só a qualidade dos produtos fabricados, mas também melhorar os processos de fabricação dos mesmos.
No final de 12 anos, corria o ano de 2014, a sociedade dissolveu-se, tendo sido adquirida pelo fundador Carlos Cruz. Em Maio de 2015 foi estabelecida a nova sociedade, sociedade esta de cariz familiar que conta com 3 sócios: Carlos, Tiago e João Cruz. Estes elementos iniciaram uma nova etapa no seguimento do sonho de um jovem empresário num mercado competitivo, difícil, mas bastante motivador.
 
Tiago Cruz
Sócio/Diretor da produção
 
Funcionário da Neckmolde desde Outubro de 2005 e sócio desde Maio de 2015.
Com 16 anos, começou a as suas férias escolares na empresa Intermolde, onde iniciou a sua experiência na indústria dos moldes para o vidro de embalagem como operador de fresadora CNC. Durante 6 anos, as suas férias de verão foram passadas na referida indústria, onde adquiriu conhecimentos e competências que lhe permitiram uma visão do esforço necessário para vingar num ramo como o da indústria de moldes para o vidro de embalagem.
Ingressou na Neckmolde com a anterior gerência sendo, desde o início, uma parte importante na organização. Como responsável pela qualidade, garantiu que um dos vetores de força da Neckmolde se mantivesse durante os anos seguintes, sendo um pilar no crescimento exponencial da empresa.
Com passagens pelas secções de torneamento e fresagem, conseguiu obter um know how de todo o fluxo de fabrico dos artigos da Neckmolde, ponto crucial para um diretor de produção no momento de atuar sobre do planeamento e organização do curso produtivo.
Com o aparecimento da tecnologia PTA, existiu a necessidade de obter formação técnica especifica que foi abraçada pelo Tiago sendo, paralelamente com a direção da produção, o responsável da secção de Metalização da Neckmolde. Com formações e horas de aprendizagem fora de Portugal, garantiu que a qualidade dos produtos metalizados mantivesse o mesmo rumo dos produtos não metalizados.
Na nova direção da Neckmolde abraçou o cargo de diretor da produção, um novo key point da empresa com vista a um futuro promissor, em conjunto com uma equipa jovem e motivada.
João Cruz
Sócio/Diretor Comercial
Iniciou a sua experiência na indústria dos moldes com 16 anos como ocupação da pausa escolar de verão. Enquanto operador de torno e fresadora CNC, tomou conhecimento da indústria e rapidamente a paixão nasceu, voltando às mesmas funções durante as pausas nos períodos da faculdade até terminar o curso.
Com a formação de Engenheiro de Gestão Industrial, formado na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, terminou os estudos com a elaboração da dissertação de mestrado na Universidade de Linköping na Suécia.
Após terminar os estudos, ingressou no mercado de trabalho no ramo da indústria dos moldes para Injeção de plásticos. Iniciou o seu percurso profissional como estagiário no planeamento numa empresa de renome na fabricação de moldes. Após 6 meses, acabaria por passar para o cargo de gestor de projeto, cargo que ocupou durante 2 anos, sendo responsável de mercados externos como o Russo e Sul-americano, assim como alguns mercados europeus.
Em junho de 2015, ingressa no cargo de Diretor Comercial da Neckmolde, onde se tornou o responsável por desenvolver paralelamente à área comercial, toda a área de Marketing e divulgação da marca Neckmolde por novos mercados e clientes.

Internacionalização